sábado, 5 de outubro de 2013

Hanji





Hanji é um tipo de papel tradicional que os artesãos coreanos produzem a mais de mil e quinhentos anos.

Este antigo papel possui uma grande quantidade de utilidades. Nas casas tradicionais o utilizavam como protetor para cobrir as portas e as janelas, e manter as casas quentes e protegidas do vento. O Hanji também pode ser combinado com algodão e tecer-se como uma tela própria para fazer roupa.

 Essa fibra tradicional é utilizada em muitas formas de arte tradicional na Coreia, como a caligrafia e a pintura com pincel. É tingido e utilizado para fazer lamparinas, leques, caixas, e máscaras cerimoniais. É usado também na decoração de todo tipo de móveis, e, no passado, foi usado para fazer armaduras resistentes a flechas. Alguns textos de mais de mil anos foram preservados da deterioração graças a terem sido escritos em Hanji.


A fabricação de papel coreano é feito em várias etapas:
 
“A madeira da amoreira é a matéria-prima”. 
“Desde o início de dezembro até fevereiro, cortam-se as amoreiras. Primeiro, coloca-se o vapor para separar a casca da madeira. Então, através de um processo de fervura, a polpa da madeira é branqueada.”
A polpa da madeira é misturada com água e é derramada sobre uma tela de bambu que contém uma fina camada de fibras embebidas. Quando a água estiver completamente drenada, fica uma camada de purê que se assemelha a uma folha de papel molhado. As folhas são empilhadas e postas para secar. Com as folhas secas, as fibras se unem com a ajuda do amido natural da árvore, e formam, eventualmente, um papel forte e duradouro.

Depois da morte, muitos coreanos  são cremados com vestimentas de fibra de Hanji.

Nenhum comentário:

Postar um comentário